quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Viagem ao Fim do Coração de Ana Casaca

Entrei no livro e não conseguia sair. No início, deparo-me com o nascimento de um bebé numa família completamente destruturada (como se diz agora). Pedro nasce de um pai alcoólico e agressivo e de uma mãe (que não merece esse nome) que ao fim de um mês sai porta fora e abandona tudo e todos. Tudo isto acontece num ambiente marcado por violência doméstica onde já existia uma filha, Luísa com 9 anos, (ainda criança) que de repente se vê com a responsabilidade de ser “mãe” daquele pequeno ser abandonado. Acabam por ficar os dois sozinhos. Luísa não tem infância, cresce à força. As agruras daquela vida fazem de Luísa uma rapariga e uma mulher forte, que cresceu à pressa.

Quando em adultos, a vida dos dois irmãos (inseparáveis) parece estar encaminhada, um cancro entrou na vida de Luísa para a desafiar. Quase ao mesmo tempo em que esta doença, de nome feio, entra no corpo de Luísa, surge, inesperadamente, o amor. De um lado (se é que a vida tem lados) um amor que não se abala, apesar da doença. Do outro a doença a avançar com toda a sua crueldade e a impedir Luísa de comer, de engolir, quase de falar e até de beijar… E logo a Luísa que nunca tinha recebido carinhos de ninguém! A luta de Luísa é inacreditável, desloca-se para as sessões de quimioterapia de bicicleta para assim sentir o pulsar da vida que ela agarra com todas as forças.

Apesar da minha doença não ser nada comparada com o cancro da Luísa, pessoalmente, revi-me em muitas situações, nomeadamente no ambiente hospitalar, no medo de ficar dependente para as coisas mais básicas da vida e na fragilidade que sente enquanto ser humano.

Já tinha lido “Todas as Palavras de Amor” de Ana Casaca e surpreendi-me pela positiva. Em “Viagem ao Fim do Coração” voltei a surpreender-me ainda mais, porque a escritora tem o dom de descrever emoções e sentimentos de uma forma envolvente e cativante, como se lá estivéssemos, da primeira à última página. Mantém o suspense, de tal forma, que “a páginas tantas” (literalmente) não aguentei mais e fui até ao fim do livro antes de lá ter chegado.

Recomendo!
Ana Simão


 Sinopse:
"Num romance toda a nossa vida: como a queremos, como às vezes não a queremos. Luísa ainda era uma adolescente. Tiago já era um jovem adulto. Conheceram-se na solidão de uma pequena praia, na margem de um rio. Tinham em comum uma relação familiar traumática. Num caso, o trauma do amor dos pais. No outro, o trauma do ódio dos pais. Conheceram-se num dia que pareceu conter uma vida inteira. Mas teriam ficado separados para sempre, se a invisível linha de uma doença que rói o corpo e anuncia a morte não os tivesse voltado a ligar, dezasseis anos depois. Luísa e Tiago podem até redescobrir o amor, mas apenas se a silenciosa presença das metástases não se alastrar aos seus corações. Viagem ao Fim do Coração é mais do que uma comovente história de amor. É a recriação de um admirável mundo de pais e mães, filhos e irmãos, ódios e amores. Revela os pesadelos de um cancro injusto, mas não abdica do que é humano e essencial, o sonho. " retirado do site da Guerra & Paz, Editores

Viagem ao Fim do Coração de Ana Casaca
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 328
Editor: Editora Guerra & Paz
ISBN: 9789897021152

Biografia:
Ana Casaca, 37 anos, é natural de Lisboa. Licenciada em Direito, sempre soube que era na escrita que residia a sua verdadeira vocação. Troca as leis pelas letras e, em 2002, inicia-se no guionismo pela mão de Manuel Arouca, que a convida a integrar a equipa de escrita da telenovela Filha do Mar (TVI, 2002).
Participou na escrita de Baía das Mulheres (TVI, 2005), Tu e Eu (TVI, 2007), Podia Acabar o Mundo (SIC, 2008) e no arranque de Rosa Fogo (SIC, 2011) e Bem-vindos a Beirais (RTP, 2013-2014). Adaptou, com Tomás Múrias, o guião para a série O Regresso a Sizalinda (RTP, 2006). Neste momento, integra a equipa de argumentistas da sequela de Jardins Proibidos (TVI, 2014).

Outros Romances:
A VONTADE DE REGRESSO (2002)
TODAS AS PALAVRAS DE AMOR (2013)